Calçados que respeitam a Naturezza

Eu sempre vejo umas pessoas falando sobre produtos sustentáveis, entre eles sapatos, claro, mas uma coisa eu não entendo muito: qual o conceito de sustentabilidade para essas pessoas, blogs e sites? Sério, um calçado de couro nunca será sustentável, nem de peixe, nem de crocodilo, nem de pêlo de algum outro animal – aliás, curtumes são uma das atividades mais poluidoras que existem. Lindos? Ninguém nega, eu fico aqui babando por vários, mas daí a ser sustentável falta muito – e se começa matando algum animal já começou errado.

Além disso, quais os materiais utilizados no processo de fabricação? E as condições de trabalho (e salário) dos funcionários das fábricas e das empresas terceirizadas que prestam serviço para uma grande empresa, como nesse caso de escravidão das Lojas Marisa? Como é feito o descarte dos resíduos? Acho que pequenas questões desse tipo levam a um questionamento enorme sobre o que realmente é ser sustentável, e acho super importante que você (eu eu também!), na posição de consumidor, corra atrás e se informe sobre o que está por trás daquele sapato lindo que você pensa em levar pra casa.

Mas sonhadora que sou e acreditando num mundo melhor, fiquei super feliz de ver essa notícia outro dia: a Naturezza, marca do grupo Via Uno, lançou uma linha de tênis que considero o mais perto do conceito perfeito de um produto sustentável: cabedal feito com um material à base de água, o Napa Acqua, ilhoses feitos de latinhas de alumínio recicladas, cadarço de fibra 100% algodão, sola de andiroba e cortiça reaproveitada, forro feito à partir da fibra do bambu, além de utilizar corantes à base de água.

Não são tão bonitos assim, e acho que muitas empresas pecam em achar que quem se preocupa com o mudo em que vive é tudo hippie de dread que curte praia: olha eu aqui gente, toda urbana! haha Quero usar oxfords, ankle boots e tudo mais que eu mereço – sintético de preferência!

Mas preciso dizer que a marca já tem muitos pontos positivos aqui comigo❤

Para conhecer o restante da coleção, visite o site da marca.

Esta entrada foi publicada em Lançamentos com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Calçados que respeitam a Naturezza

  1. é meio feinho, mas parece ser tãããooo confortável…

  2. karina braz nogueira diz:

    uma iniciativa louvável e necessário para o planeta. è como você falou ainda tem muito pra fazer e pra aprimorar, inclusive no design e começar a quebrar os rótulos de quem se preocupa com isso são pessoas desligadas e desinteressas em tendências de moda , estilo e etc. Já tinha visto algumas propagandas dessa marca no metrô tucuruvi e realmente eles não chamam a atenção em relação a sua beleza, mais quanto a isso com o tempo podem melhorar no quesito design. Acho que também falta um pouco de divulgação da marca em questão, porque apesar de se vê um ou outro cartaz no metrô, ele não divulgam o conceito da marca que é realmente o que o mercado de consumo esta precisando.

Deixe uma Resposta

